segunda-feira, 19 de setembro de 2011



Ai galera depois da roda vai rolar O CHÁ DE FRAUDAS, para o bebe que vai nascer do C.Mestre Eddy e de sua esposa Sandra.
Aos que queiram participar favor trazer um pacote de fraudas tamanhos P,M e G, e 1 litro de refrigerante.
Contamos com a sua presença.


Axé

sábado, 17 de setembro de 2011

As Músicas que faziam o jogo


A Capoeira é a única luta que é praticada ao som de instrumentos e cantos, que podem ser em forma de: ladainhas, quadras e corridos, narrando as vezes um lamento, uma oração, um aviso, uma reza, um agrado, um desafio, um elogio, um fato, uma história ou até mesmo uma ofensa.
    A música e a capoeira andam juntas. No entanto, essa interação, ainda hoje, é mais importante do que parece, mas nos registros históricos da capoeira, lá estava a música, seja servindo de disfarce para ocultar sua   prática, seja para animar os praticantes, ou mesmo para definir o ritmo e o estilo do jogo. Poderemos fazer umar roda sem pandeiro ou sem atabaque, mas sem oberimbau,  jamais será possível. Ele é o mestre dos mestres. Por isso, louva-lo e reverencia-lo, é obrigação de quem entra para o jogo.

LADAINHA: São cantigas de saudação no início do jogo de Angola, podendo ser um aviso, uma reza, um lamento, um desabafo, um agrado ou mesmo um desafio. Aí entra em destaque a sabedoria e a convivência dos ritmistas. São nas ladainhas que vamos contar histórias e acontecimentos ocorridos no passado mas geralmente só os mestres antigos é quem guarda na memória tantas músicas assim e são eles que conservam esta tradição, mas com a falta de outra pessoa para duelar pouco se realiza tal proeza.
QUADRAS: São versos que contam pequenos trechos da história da capoeira em seus diversos aspectos. "As quadras podem ser cantadas em qualquer toque como a Benguela"
CORRIDOS: São versos as vezes palavras, que o solista canta e o coro responde da mesma forma. Os corridos são executados normalmente, sempre, com o toque "São Bento Grande da Regional".
  Fonte/; http://capoeira_regional.vilabol.uol.com.br/